Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tablets em sala de aula

"O professor entra na sala de aula, cumprimenta os alunos e projeta via Datashow um conteúdo extraído da internet. Nas carteiras, os alunos não têm livros, cadernos ou canetas: apenas um tablet, no qual acessam a informação em tempo real, fazem anotações e marcam o capítulo do livro para leitura na aula seguinte."

A mochila que antes, e ainda em sua maioria, eram pesadas e cheias de livros... pastas e um caderno por matéria, dá lugar a um único instrumento: leve e acessível.

Como o mundo muda.... O aluno que, antes, era barrado ou punido por não levar cadernos... livros... caneta ou lápis.. agora tem um único material em mãos...


Assista:

As crianças e a tecnologia

Temos que admitir que a tecnologia avançou de maneira significativa e tem mudado completamente a vida das pessoas nos últimos 30 anos. 
As crianças entram em contato com dezenas de aparelhos e sistemas que se atualizam diariamente. Muitas destas crianças, mesmo antes de começarem a falar, já mexem no celular.

Foi realizada uma pesquisa em uma empresa da Inglaterra de segurança na internet. Esta pesquisa mostrou que, de dez crianças menores de cinco anos, apenas uma sabe amarrar os sapatos, mas sete sabem usar o mouse. Este quadro mostra uma realidade incontrolável do ponto de vista dos pais que não têm como barrar esta exposição das crianças às novidades tecnológicas.

O questionamento sugerido é: O que fazer para que as crianças tenham uma relação saudável com a tecnologia? 
Acredito que a melhor forma é mostrar aos pequenos a importância de conviver com as novidades tecnológicas, porém mostrar que não devem se tornar escravos dela. Mas o essencial é que os pais implantem, dentro da educação e dos costumes que transmitem aos seus filhos, noções de como viver em um mundo tecnológico, e também aproveitar as coisas mais simples.
A escola com enfoque tradicional ainda não está inserida comletamente neste assunto, muitos professores não sabem como trabalhar estas novas tecnologias dentro de sala de aula. Por isso, seria interessante que houvessem cursos que envolvessem alunos e professores, dentro da grade curricular, voltado a este tema. 
Tudo que nos envolve hoje tem alguma tecnologia embutida, e não apenas nas coisas relacionadas a computadores. Os transportes são a tecnologia viva em nossa vida, por exemplo.  A eletricidade e tudo que ela torna possível também é tecnologia. Usá-la corretamente traz benefícios a nós, tornando mais rápidas a realização de algumas tarefas, como cozinhar em um forno microondas ou usar um aspirador de pó. Além disso, o uso consciente colabora com a preservação do meio ambiente. 
Pequenos detalhes  podem permitir o contato das crianças com a tecnologia. Estimular o pensamento crítico acerca da utilização destas tecnologias é o caminho correto para inserir essas crianças no mundo tecnológico sem que elas sejam alienadas pelo mesmo. O trabalho com os pais, em casa, também é fundamental para a educação "tecnológica" dessa nova geração.