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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA? Paulo Gileno CYSNEIROS

Fichamento II

NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: MELHORIA DO ENSINO OU INOVAÇÃO CONSERVADORA?
Paulo Gileno CYSNEIROS


O texto trás uma reflexão acerca do uso das novas tecnologias da informação que são utilizadas em sala de aula. Inicialmente o autor coloca de maneira superficial a realidade de algumas escolas nos estados do norte e nordeste e nas regiões rurais. Mostra algumas das dificuldades encontradas pelos professores que se deparam com salas quentes, mobílias velhas, violências, pobreza entre outros. Destaca, também, que em meio a tantas adversidades muitos professores enfrentam com criatividade suas realidades. Novas tecnologias e as dificuldades enfrentadas entre as gerações.



“Penso na realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas do nosso país e mesmo da América Latina. São as escolas onde situo minha experiência, nos estados do norte e nordeste e nas regiões rurais, que ainda sofrem de males consideráveis. São escolas que servem a comunidades carentes que nem sempre as consideram como suas e que não dispõem do recurso tecnológico mais fundamental que é uma biblioteca atualizada razoável.” (p. 11).
“Ao tratarmos de novas abordagens de comunicação na escola, mediadas pelas novas tecnologias da informação, estamos tratando de Tecnologia Educacional.” (p.12)
“Sua principal conclusão é que o uso de artefatos tecnológicos na escola tem sido uma história de insucessos, caracterizada por um ciclo de quatro ou cinco fases, que se inicia com pesquisas mostrando as vantagens educacionais do seu uso, complementadas por um discurso dos proponentes salientando a obsolescência da escola.” ( p.13)



“Poema de uma professora: “Antiquado”, que ilustra bem o sentimento do educador que se sente ultrapassado pelo discurso das maravilhas de novas tecnologias na educação:
O Senhor Edison nos diz
Que o rádio superará o professor.
Já se pode aprender línguas pela Victrola
E o filme dará movimento
Àquilo que o rádio não conseguir.
Professores passarão
Como passaram carros de bombeiro a cavalo
E damas de cabelos longos.
Talvez eles sejam mostrados em museus
E educação será um pressionar de botões.
Oxalá haja lugar para mim no painel de controle.”


“Nossa experiência da realidade é transformada quando usamos instrumentos {Ser Humano > (máquina) > Mundo}. Através do instrumento há uma seleção de determinados aspectos da realidade, com ampliações e reduções. A amplificação é o aspecto mais saliente e pode nos deixar impressionados, maravilhados, ao experimentarmos coisas (ou aspectos de objetos conhecidos) que não conhecíamos antes, com nossos sentidos nus. A redução, ao contrário, é recessiva e pode passar despercebida, uma vez que não ocupa necessariamente nossa consciência, impressionada com o novo.”


De acordo com Cysneiros (1990) muitas escolas espalhadas pelos estados do norte e nordeste e nas regiões rurais sofrem com a precarização da escola pública. Muitas escolas públicas não tem estrutura física favorável ao processo de ensino aprendizagem. Destaca que apesar de existirem professores que se utilizam da criatividade para vencer as barreiras cotidianas, muitos sofrem com depressão e outras várias doenças devido a sua desvalorização, baixos salários e baixa qualidade na estrutura.

Acredito que o autor faz bem ao citar os bons exemplos mesmo com a crítica colocada pois demonstra que apesar das muitas dificuldades ainda existem profissionais da educação que se preocupam com a educação e que trabalham em função dela com qualidade.

Quanto às novas tecnologias da informação aplicadas a educação interessa-nos citar Larry Cuban, professor de educação da Stanford University, que Cuban estudou a introdução do rádio, filme, TV e computador em escolas norte-americanas. A conclusão que Cuban chegou é que os artefatos tecnológicos usados nas escolas não tem tido muito sucesso levando em consideração a falta de preparo dos professores, a falta de recursos das escolas, a burocracia enfrentada e a utilização de equipamentos que são inadequados.

Entendo e concordo quando Cuban quando atribui o insucesso a vários sujeitos pois, costuma-se atribuir o insucesso ao professor, sempre. Esquecem, muitas vezes, que o professor é um profissional da educação e não um sujeito de ‘ grande coração’ que independente de seu salário entrega todas as suas forças e recursos próprios para investir na educação, que vale a pena lembrar: é responsabilidade, também, do estado.

Alguns pontos relevantes colocados pelo autor envolve o sentimento do professor em relação ás novas tecnologias, onde vê-se ultrapassado devido a criação e renovação destas tecnologias. Acesso de todos os alunos aos materiais educacionais independente de sua classe social.

Quanto as inovações conservadoras interessa-nos mencionar o fato de que muitos professores se veem diante as novas tecnologias e muitas vezes não conseguem acompanhá-las devido a vários fatores como: falta de tempo, devido a longa jornada de trabalho; falta de recursos, etc. Não adianta colocar equipamentos novos nas escolas se não há quem os manipule de maneira correta e que saiba utilizá-lo no processo de ensino aprendizagem. Muitos cursos são caros e não oferecem o que já foi discutido na disciplina: o uso da tecnologia na educação.

O uso da tecnologia pode ter vários desdobramentos no sujeito e no sistema na qual está inserido. Ela não é neutra. O contato com a mesma poderá proporcionar a aquisição de novos conhecimentos. Por isso, deve-se levar em consideração a importância na utilização dos mesmo de maneira que acrescente positivamente no processo de ensino-aprendizagem.

Diante das inovações tecnológicas percebe-se que existe um grande conflito entre as gerações quanto ao uso das tecnologias. Um exemplo citado no texto revela a utilização de papel (material) e a utilização do meio eletrônico para a mesma função: escrita. Entendo que as gerações que nos antecedem tem de compreender que vivemos em uma outra realidade e as gerações que as sucedem devem compreender e serem flexíveis para que os saberes possam ser comentados, compartilhados no ambiente educacional.


Diante da multiplicidade de usos da tecnologia da informação na educação, de que maneira poderia ser interessante trabalhar em sala de aula os usos relevantes para a formação do educando?
Visto que, atualmente, as tecnologias se renovam a cada dia, de que maneira seria possível viabilizar a todos os educadores programas de atualização?
O que devemos levar em consideração na utilização das novas tecnologias vai muito além de novas máquinas, o maior objetivo a ser atingido é a melhoria no ensino, respeitando as gerações e proporcionar um espaço de discussão entre elas.

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